Historial

Resenha Histórica dos Bombeiros Voluntários de Leiria

    • 26 de Maio de 1984: Constituição da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria por um grupo de Cidadãos, todos eles ex-bombeiros (alguns elementos que pertenceram à Corporação de Bombeiros Voluntários de Leiria, antes de passarem a Bombeiros Municipais, decidiram criar esta nova Associação para implementar, de novo, um corpo de bombeiros voluntários na cidade de Leiria aproveitando, assim, a disponibilidade da população e a, já notória, necessidade de colocar mais meios de socorro ao serviço da população de Leiria)

 

    • 28 de Janeiro de 1985: Foi legalmente criada,  por escritura publica, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria.

 

    • 24 de Fevereiro de 1988: Homologação do Corpo de Bombeiros (homologação do corpo de Bombeiros Voluntários de Leiria pelo Serviço Nacional de Bombeiros com 2 Secções de Bombeiros no Quadro Activo).

 

    • 16 de Fevereiro de 1989: Tomada de posse do primeiro Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Leiria, José de Oliveira Carvalho, Major do Exército Português, após homologação do Serviço Nacional de Bombeiros.

 

    • 1 de Março de 1992: Tomada de posse do actual Comandante do Corpo de Bombeiros, José Carlos Fonseca de Almeida e Lopes, após transferência dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, onde desempenhou funções como Comandante desde 1980.

 

    • 25 de Março de 1992: Homologação da Secção Destacada de Monte Redondo – Dada a área do Concelho de Leiria, houve necessidade de criar uma Secção a norte tendo, também, como finalidade ficar mais próximo da Praia do Pedrógão, a única do Concelho. Actualmente esta Secção conta já com um Quartel, diversas viaturas e cerca de 60 Bombeiros.

 

    • 1997: Emergência FAX: Criação de um sistema inovador de pedido de socorro através de fax para utilização pelos cidadãos surdos, a nível nacional, que consiste no envio de um impresso, previamente preenchido, com os dados do utente, apenas sendo necessário preencher com cruzes qual a situação de emergência – incêndio, doença súbita, acidente de viação, etc.

 

    • 1 de Julho de 1997: Criação do Grupo Especial de Intervenção Terrestre dos Bombeiros Voluntários de Leiria, para intervenção em incêndios florestais de grande dimensão, em todo o território nacional, sendo constituído por 6 veículos e 25 bombeiros, tendo sido um modelo inovador, que hoje se utiliza na mobilização de grupos de reforço de incêndios florestais, a nível nacional.

 

    • 30 de Novembro de 1997: Assinatura de um Protocolo entre a Junta de Freguesia de Santa Catarina da Serra, a Câmara Municipal de Leiria e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria, visando a criação e manutenção de uma Secção Destacada na localidade de Santa Catarina da Serra (existindo uma Secção a norte do Concelho, foi necessário criar uma Secção a sul, perto de um grande centro de peregrinação – Fátima, tendo sido estabelecida a criação de uma Associação para manter esta Secção Destacada.

 

    • Maio de 1998: Entrada em funcionamento de uma Ambulância Medicalizável, com equipamento para suporte avançado de vida, a ser utilizada por tripulação com médico e enfermeiro em situações de emergência e/ou em transferências inter hospitalares de doentes graves.

 

    • 15 de Junho de 1999: Homologação da Secção Destacada de Santa Catarina da Serra pelo Serviço Nacional de Bombeiros, que começou a funcionar com 30 elementos, tendo, actualmente, 45 bombeiros.

 

    • 24 Maio de 2001: Assinatura de Protocolo entre AHBVL, Serviço Nacional de Bombeiros e Câmara Municipal de Leiria para criação e manutenção de GIPE (Grupo de Intervenção Permanente) para intervir em situações de emergência, nomeadamente incêndio e desencarceramento.

 

    • 26 Maio de 2004: Inauguração do Quartel Sede pelo Exmo. Senhor Ministro da Administração Interna, após a conclusão da última fase da obra, que compreendia o auditório e parte social – gabinetes de Direcção e Administrativos.

 

    • 4 Julho de 2005: Perda de uma viatura ligeira de combate a incêndios, completamente consumida pelas chamas num incêndio florestal, pertencente à Secção de Monte Redondo, tendo originado quatro feridos entre a tripulação da viatura.

 

    • 15 Maio de 2006: Reactivação do Grupo Especial de Intervenção Terrestre dos Bombeiros Voluntários de Leiria, após 5 anos de inactividade.

 

    • Setembro de 2007: Alteração da Secção Destacada de Santa Catarina da Serra para Secção do Sul do Concelho de Leiria, através de protocolo celebrado entre os Bombeiros Voluntários de Leiria e as freguesias de Santa Catarina da Serra, Caranguejeira, Arrabal e Chainça.

 

    • 6 de Julho de 2008: Lançamento da primeira pedra do Quartel da Secção do Sul do Concelho de Leiria, que ficará localizado no lugar de Cardosos, freguesia de Santa Catarina da Serra.

 

    • 14 de Dezembro de 2008: Inauguração do Quartel da 5ª Companhia Destacada, em Monte Redondo, por Sua Exa. o Governador Civil de Leiria, Professor Doutor José Humberto Santos Paiva de Carvalho.

 

    • 15 de Abril de 2009: Aquisição de uma ambulância de socorro / emergência pré-hospitalar (ABSC 12), sendo a primeira ambulância do Corpo de Bombeiros equipada com DAE (desfibrilhador automático externo) e a segunda com monitor de sinais vitais.

 

    • 31 de Maio de 2009: Comemorações do 25º Aniversário da Associação.
      Atribuída, pela Liga dos Bombeiros Portugueses, a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro.

 

    • 23 de Março de 2010: Assinatura de protocolo com a Escola Nacional de Bombeiros para a criação de uma Unidade Local de Formação nos Bombeiros Voluntários de Leiria.

 

    • 3 de Julho de 2011: Inauguração do quartel da 6ª Companhia destacada do Sul do Concelho, em Cardosos.

 

    • 27 de Maio de 2012: Cerimónia comemorativa do 28º aniversário. Procedeu-se à bênção de uma nova viatura de socorro e assistência especial – VSAE.

 

    • 28 de Janeiro de 2013: Celebrado protocolo de cooperação com a Câmara Distrital de Água Grande, S. Tomé e Príncipe, com o principal objetivo de criar, naquela cidade, um corpo de bombeiros voluntários.

 

    • 22 de Maio de 2013: Atribuída à AHBVL, pela Câmara Municipal de Leiria, da Medalha da Cidade, 3ª Classe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *