Scroll to top

Historial

Junho 4, 2017

Passagem ao Quadro de Honra do Chefe Basílio; Passagem ao Quadro de Honra do Comandante Almeida e Lopes; Tomada de Posse do Comandante Luís Lopes; Bênção dos veículos VUCI09 e ABSC05.

Mais

Maio 22, 2013

Atribuída à AHBVL, pela Câmara Municipal de Leiria, da Medalha da Cidade, 3ª Classe

Mais

Janeiro 28, 2013

Celebrado protocolo de cooperação com a Câmara Distrital de Água Grande, S. Tomé e Príncipe, com o principal objetivo de criar, naquela cidade, um corpo de bombeiros voluntários.

Mais

Maio 27, 2012

Cerimónia comemorativa do 28º aniversário. Procedeu-se à bênção de uma nova viatura de socorro e assistência especial – VSAE

Mais

Julho 3, 2011

Inauguração do quartel da 6ª Companhia destacada do Sul do Concelho, em Cardosos.

Mais

Março 23, 2010

Assinatura de protocolo com a Escola Nacional de Bombeiros para a criação de uma Unidade Local de Formação nos Bombeiros Voluntários de Leiria.

Mais

Maio 31, 2009

Comemorações do 25º Aniversário da Associação. Atribuída, pela Liga dos Bombeiros Portugueses, a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro.

Mais

Abril 15, 2009

Aquisição de uma ambulância de socorro / emergência pré-hospitalar (ABSC 12), sendo a primeira ambulância do Corpo de Bombeiros equipada com DAE (desfibrilhador automático externo) e a segunda com monitor de sinais vitais.

Mais

Dezembro 14, 2008

Inauguração do Quartel da 5ª Companhia Destacada, em Monte Redondo, por Sua Exa. o Governador Civil de Leiria, Professor Doutor José Humberto Santos Paiva de Carvalho.

Mais

Setembro 1, 2008

Por força da legislação que entrou, entretanto, em vigor, as Secções Destacadas passaram a designar-se por Companhias, ficando em Monte Redondo a 5ª Companhia Destacada e no Sul do Concelho, em Santa Catarina da Serra, a 6ª Companhia Destacada.

Mais

Julho 6, 2008

Lançamento da primeira pedra do Quartel da Secção do Sul do Concelho de Leiria, que ficará localizado no lugar de Cardosos, freguesia de Santa Catarina da Serra.

Mais

Setembro 1, 2007

Alteração da Secção Destacada de Santa Catarina da Serra para Secção do Sul do Concelho de Leiria, através de protocolo celebrado entre os Bombeiros Voluntários de Leiria e as freguesias de Santa Catarina da Serra, Caranguejeira, Arrabal e Chainça.

Mais

Maio 15, 2006

Reactivação do Grupo Especial de Intervenção Terrestre dos Bombeiros Voluntários de Leiria, após 5 anos de inactividade.

Mais

Julho 4, 2005

Perda de uma viatura ligeira de combate a incêndios, completamente consumida pelas chamas num incêndio florestal, pertencente à Secção de Monte Redondo, tendo originado quatro feridos entre a tripulação da viatura.

Mais

Maio 26, 2004

Inauguração do Quartel Sede pelo Exmo. Senhor Ministro da Administração Interna, após a conclusão da última fase da obra, que compreendia o auditório e parte social – gabinetes de Direcção e Administrativos.

Mais

Maio 24, 2001

Assinatura de Protocolo entre AHBVL, Serviço Nacional de Bombeiros e Câmara Municipal de Leiria para criação e manutenção de GIPE (Grupo de Intervenção Permanente) para intervir em situações de emergência, nomeadamente incêndio e desencarceramento (actualmente, este grupo tem a designação de EIP – Equipa de Intervenção Permanente).

Mais

Junho 15, 1999

Homologação da Secção Destacada de Santa Catarina da Serra pelo Serviço Nacional de Bombeiros, que começou a funcionar com 30 elementos, tendo, actualmente, 45 bombeiros.

Mais

Maio 1, 1998

Assinatura de um Protocolo entre a Junta de Freguesia de Santa Catarina da Serra, a Câmara Municipal de Leiria e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria, visando a criação e manutenção de uma Secção Destacada na localidade de Santa Catarina da Serra (existindo uma Secção a norte do Concelho, foi necessário criar uma Secção a sul, perto de um grande centro de peregrinação – Fátima, tendo sido estabelecida a criação de uma Associação para manter esta Secção Destacada.

Mais

Novembro 30, 1997

Assinatura de um Protocolo entre a Junta de Freguesia de Santa Catarina da Serra, a Câmara Municipal de Leiria e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria, visando a criação e manutenção de uma Secção Destacada na localidade de Santa Catarina da Serra (existindo uma Secção a norte do Concelho, foi necessário criar uma Secção a sul, perto de um grande centro de peregrinação – Fátima, tendo sido estabelecida a criação de uma Associação para manter esta Secção Destacada.

Mais

Julho 1, 1997

Criação do Grupo Especial de Intervenção Terrestre dos Bombeiros Voluntários de Leiria, para intervenção em incêndios florestais de grande dimensão, em todo o território nacional, sendo constituído por 6 veículos e 25 bombeiros, tendo sido um modelo inovador, que hoje se utiliza na mobilização de grupos de reforço de incêndios florestais, a nível nacional.

Mais

Janeiro 1, 1997

Emergência FAX: Criação de um sistema inovador de pedido de socorro através de fax para utilização pelos cidadãos surdos, a nível nacional, que consiste no envio de um impresso, previamente preenchido, com os dados do utente, apenas sendo necessário preencher com cruzes qual a situação de emergência – incêndio, doença súbita, acidente de viação, etc.

Mais

Março 25, 1992

Homologação da Secção Destacada de Monte Redondo – Dada a área do Concelho de Leiria, houve necessidade de criar uma Secção a norte tendo, também, como finalidade ficar mais próximo da Praia do Pedrógão, a única do Concelho. Actualmente esta Secção conta já com um Quartel, diversas viaturas e cerca de 60 Bombeiros

Mais

Fevereiro 1, 1992

Tomada de posse do Comandante do Corpo de Bombeiros, José Carlos Fonseca de Almeida e Lopes, após transferência dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, onde desempenhou funções como Comandante desde 1980

Mais

Agosto 16, 1990

Tomada de posse do primeiro Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Leiria, José de Oliveira Carvalho, Major do Exército Português, após homologação do Serviço Nacional de Bombeiros

Mais

Fevereiro 24, 1988

Homologação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Leiria pelo Serviço Nacional de Bombeiros, com duas Secções de bombeiros no Quadro Activo

Mais

Janeiro 28, 1985

Foi legalmente criada, por escritura publica, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria

Mais

Maio 26, 1984

Constituição da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria por um grupo de Cidadãos, todos eles ex-bombeiros (alguns elementos que pertenceram à Corporação de Bombeiros Voluntários de Leiria, antes de passarem a Bombeiros Municipais, decidiram criar esta nova Associação para implementar, de novo, um corpo de bombeiros voluntários na cidade de Leiria aproveitando, assim, a disponibilidade da população e a, já notória, necessidade de colocar…

Mais